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4 participantes

    SETUP - BÁSICO

    Marcio Abduch
    Marcio Abduch


    Mensagens : 86
    Data de inscrição : 29/05/2012

    SETUP - BÁSICO Empty SETUP - BÁSICO

    Mensagem  Marcio Abduch 6/3/2013, 12:29

    SETUP - sem números, nada técnico, mais na prática....hehe

    Com relação a setups minha opinião é que setup algum faz milagres sem treino, muito treino.
    Andar em uma pista pela primeira vez é como conhecer alguem pela primeira vez, você tem
    uma imagem dessa pessoa que futuramente será totalmente diferente depois de conheça-la
    melhor, assim é a pista, quando vc anda nela pela primeira vez não sabe que modo deve fazer
    as curvas, quando frear, quando acelerar em que marcha deve entrar, mas depois de andar por
    várias voltas, treinar e treinar incansavelmente até se cansar, você começa a ver a pista de
    forma diferente ae é onde você começa a ir além do seu limite porque a pista deixa se ser o
    seu adverãrio e passa a ser voce mesmo o próprio a ser batido, só quando se pensar assim
    poderá começar a andar melhor nas pistas.



    Asas: Procure sempre ver se as pistas tem mais curvas ou retas, se tiver mais curvas a tendencia é usar mais asas e se tiver menos curvas usar menos asas, cuidado nunca sacrifique suas curvas pra andar somente bem mais rapido em uma reta, ou então faça dois setups sendo um pra curva e outro pra reta e ande com os dois e veja qual você terá melhor resultado e se sinta melhor. Em um qualy sempre é possível andar com menos asas, mas em uma corrida prefira um setup mais estavel, onde você consiga ser sempre constante e garantir que vai andar sempre dentro da pista sem se extressar.

    Giros: Em vários lugares sempre é dito, na reta maior da pista regule pra que a ultima marcha (7a.) alcance seu limite de giro, ou seja vc tenha a aceleração maxima, até ae tudo bem, mas se a marchas anteriores estiverem mal acertadas essa sétima marcha as vezes é comprometida, então como fazer, ae vem a outra dica que em outros sites de ajuda vão dizer a mesma coisa e eu concordo, pra pistas com muitas curvas de baixa onde voce acelera e ja volta a frear você precisa de uma aceleração rapida e não vai conseguir na maioria das vezes chegar a setima marcha com excessão da maior reta da pista onde você configurou sua ultima marcha, então voce deve colocar as primeira marchas (1,2,3,4) mais curtas e as seguintes (5,6,7) mais longas. Já em pistas com menos curvas de baixa e mais retas onde a velocidade é sempre alta deve se fazer o contrário marchas mais longas nas primeiras (1,2,3,4) e mais curtas nas ultimas (5,6,7).

    Pressão dos Pneus: Quanto menos pressão mais aderencia, mas tambem mais desgastes gerado por essa aderencia e mais facilmente os pneus esquentam e se esquentarem muito o feitiço vira contra o feiticeiro, ou seja, perda de aderencia, então não use o minimo de pressão, só use pra qualy, em corrida talvez você tenha problemas após algumas voltas, se perssistirem mesmo após vc ter esperimentado varias mudanças tente também escolher um pneu um pouco mais duro eles esquentam menos e em conjunto com a pressão dos pneus você pode achar o ideal pra aderencia e temperatura. Colocando pressão menor nos pneus traseiros mais aderencia traseira e menos saida de traseira, colocando menos pressão nos pneus dianteiros mais aderencia na dianteira e menos saida de dianteira.

    Molas: Mesmo principio da pressão dos pneus (quanto a aderencia e estabilidade), menos pressão nas molas mais aderencia e isso deve ser feito em conjunto com os pneus, na verdade eu configuro primeiro as molas e depois os pneus, e seguindo o raciocinio dos pneus, quanto mais mole as molas traseiras mais aderencia e menos saida de traseira, mais moles as molas dianteiras, mais aderencia na dianteira e menos saida de dianteira.

    Altura do Carro: Mesmo principio dos pneus e molas (quanto a aderencia e estabilidade), quanto mais baixo o carro mais aderencia e estabilidade, mais baixo a traseira mais aderencia e menos saida de traseira, mais baixo a dianteira, mais aderencia na dianteira e menos saida de dianteira. Só uma dica, em pistas com muitas ondulaçoes ou com zebras que parecem lombadas configure a altura para que o carro não bata muito no chão por causa das ondulações e com isso faça perder a velocidade e nas zebras seu carro não fique preso ou perca velocidade.

    Barra Estabilizadoras: Em todos os tutorias dizem que é pra você mater as rodas em contato com o solo nas curvas, eu uso pra fazer o carro virar melhor nas curvas, colocando mais barra atraz o carro vira melhor, como se a traseira saisse um pouco mas sem escorregar, ae voce vai pensar então vou colocar o maximo...hehe, vale lembrar que tudo tem um limite, quanto mais barra atraz mais solta a traseira fica e mais facil escapar e errar nas curvas, então ache o seu limite, quando sentir que deixou de andar constante após aumentar a barra atraz chegou a hora de parar, na asa dianteira não mecho muito, nem sempre quero que ele saia de frente, mas vale o mesmo principio, mais barra na frente mais o carro vai escorregar de frente e sair de frente.


    Duto do Freio: Quanto maior mais fica refrigerado os freios evitando aquecimento e futura perda deles, use o minimo pra qualy.
    Radiador: Quanto maior mais fica refrigerado o motor evitando aquecimento e estouro do motor, use o minimo pra qualy.

    Radiador: Quanto menos mais velocidade, mas mais aquecimento de motor quando se trata do radiador o motor pode não durar até o fim da corrida.

    Freios: Quanto menos abertura de ar para os freios mais eles vão se esquentar e também podem não funcionar até o fim da corrida.


    Minha sequencia pra configurar um carro se vc ficou perdido...hehe:

    1 - Asas
    2 - Giros
    3 - Molas
    4 - Pressão Pneus
    5 - Altura Carro
    6 - Barra estabilizadoras


    Vale lembrar que isso é minha opinião, e não quer dizer que não mecho em outros itens do setup, acredito que esses influenciam mais, talvez alguns descordem, normal, espero que possa ajudar alguem.

    Abraço
    Jesias
    Jesias


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    SETUP - BÁSICO Empty Re: SETUP - BÁSICO

    Mensagem  Jesias 6/3/2013, 14:42

    Bacana a iniciativa, gostei do guia!
    Neto Vidal
    Neto Vidal


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    SETUP - BÁSICO Empty Re: SETUP - BÁSICO

    Mensagem  Neto Vidal 6/3/2013, 19:00

    Parabens pela iniciativa Marcio Abduch
    rsantucci
    rsantucci


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    SETUP - BÁSICO Empty Um ano ... e eu nunca tinha lido isso

    Mensagem  rsantucci 13/1/2014, 12:33

    Obrigado pelas dicas Marcio, nunca fui atrás disso aqui no site da NEO, vou aplicar tudo isso com muito empenho e paciência antes de te importunar novamente... :)Eu também acho que setup não faz milagres, mas é gritante ( e eu diria, até injusto) que faça tanta diferença ao mesmo tempo em alguns casos...

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